Os benefícios do pilates para gestante

Os benefícios do pilates para gestante

O Pilates é uma atividade física que integra corpo e mente, com muitos benefícios para a saúde feminina, inclusive durante a gravidez.

Cada mulher vive a sua gestação de uma forma muito singular. É um período de intensas modificações fisiológicas e emocionais – apesar da alegria da espera, é um momento que pode vir acompanhado de muitos desconfortos físicos, ansiedade e até mesmo estresse. 

Conseguir se exercitar pode ser estratégico para vivenciar todas essas transformações com mais leveza e conforto. 

Já é consenso na medicina, atualmente, sobre a importância de se exercitar durante a gravidez para a promoção da saúde materno-fetal, exceto quando há contraindicação pelo médico. Manter-se ativa reduz os riscos de complicações como diabetes gestacional e de pré-eclâmpsia, pode ajudar no controle de peso, na recuperação do parto e até mesmo no desenvolvimento do bebê.

Dentre as opções de exercícios físicos, o Pilates se destaca para as gestantes, por se tratar de uma atividade de baixo impacto e por reunir no seu método benefícios que auxiliam nas queixas que são comuns nessa fase – desde o alívio das dores, a melhora a respiração e até mesmo manejo das emoções. 

O pilates é uma opção segura de exercício físico para grávidas, em todos os trimestres, a não ser que exista alguma contraindicação do médico. Leia até o final para descobrir todos os benefícios!

O que é o Pilates?

Um método de exercício físico, que condiciona o corpo e a mente, que são entendidos como uma unidade. É impossível sair de uma aula de pilates sem se sentir mais tranquila. Isso porque os exercícios exigem bastante concentração, contribuindo para que a praticante consiga se desligar do mundo externo e viver o momento.

Criado por Joseph Pilates, em 1880, para melhorar a sua saúde, é uma combinação entre:

  • Força: especialmente dos músculos lombares, glúteos e assoalho pélvico;
  • Concentração: é importante manter o foco para garantir que a execução do exercício seja correta;
  • Respiração: coordenada com o movimento;
  • Controle consciente do corpo.

São exercícios de baixo impacto, isto é, com pouco risco de lesões, especialmente quando bem orientado por profissionais habilitados. E por isso, o pilates é recomendado durante a gravidez.

O método combina exercícios de alongamento, força e flexibilidade, tanto no solo (chão), quanto nos aparelhos.

Como funciona uma aula de Pilates na Clínica Yãna?

Aqui na Yãna as sessões são planejadas de forma individualizada, de acordo com a necessidade e os objetivos de cada gestante. 

Desde que o Método Pilates começou a ser aplicado, cada professora ou clínica adotou as suas nuances. 

Aqui na Yãna a aula de pilates:

  1. Começa com um momento de alongamento, garantindo uma melhor execução dos movimentos;
  2. Seguimos com os exercícios de mobilidade  e força, em que conseguimos trabalhar o fortalecimento, a capacidade funcional, a flexibilidade e a consciência corporal;
  3. Encerramos a aula com alongamentos mais dinâmicos combinados com reforço muscular,  e um relaxamento guiado, um momento único que contribui ainda mais para o bem-estar, e sentir no corpo todos os benefícios da prática.

Nossas professoras conseguem trabalhar com cada aluna as especificidades do corpo da gestante, garantindo segurança e a singularidade.

8 benefícios do pilates na gravidez

O Pilates é amplamente reconhecido como uma prática segura durante a gestação, desde que seja realizado com acompanhamento de um profissional qualificado, como um fisioterapeuta. Na dúvida, converse com o seu obstetra.

Os principais benefícios para as gestantes são:

1- Alívio das dores

Com a gestação, especialmente a partir do segundo trimestre em que há o aumento do peso da barriga, ocorre uma alteração do centro de gravidade da mulher, com isso é comum ter-se um aumento também da curvatura lombar, o que pode resultar em dores.

É muito comum que as gestantes relatem dores na lombar, glúteos e até mesmo na pelve. Essas dores podem aparecer ao longo da gestação e acompanhar as mulheres até o pós-parto.

Com o fortalecimento dos músculos do abdômen, pelve, assoalho pélvico,o core tem-se uma maior estabilidade da coluna, ativação correta da musculatura profunda do corpo, e aumento da consciência postural, reduzindo a probabilidade de dores com o alívio da sobrecarga na coluna. 

2 – Melhora da postura

Os exercícios do pilates contribuem para um melhor alinhamento da postura e melhora da consciência corporal. O que de forma indireta também contribui para a redução das dores e desconfortos na lombar.

3 – Fortalecimento geral e flexibilidade

O fortalecimento geral do corpo e o ganho de massa magra preparam o corpo para o ganho de peso, e até mesmo contribuem para que a gestante ao se manter ativa não ganhe peso acima do esperado.

4 – Fortalecimento da pelve, períneo e redução do risco de incontinência urinária

O fortalecimento intrínseco  da pelve através da ativação do transverso abdominal, assoalho pélvico e glúteos,  ajuda a suportar o peso do bebê e reduz o risco de incontinência urinária no pós-parto. É uma condição comum que afeta as mulheres no pós-parto devido ao peso do bebê.

A prática do Pilates conta com diversas ativações diretas e indiretas da região da pelve e do assoalho pélvico, contribuindo tanto para prevenir, quanto para corrigir eventuais incontinências urinárias, fraqueza grande na região. .

5 – Auxílio no parto normal

Os exercícios de força e mobilidade pélvica, associados aos exercícios respiratórios, podem contribuir para o parto normal, especialmente para o período do expulsivo ou fase ativa do parto.

6 – Recuperação no Pós-parto

Manter-se ativa contribui para acelerar a recuperação do corpo após a gravidez, o pilates em especial pode contribuir para minimizar a diástase abdominal. Isto é, o afastamento dos músculos da barriga que acontece naturalmente devido ao aumento do peso, e a força de assoalho pélvico.

7 – Bem-estar físico e mental

O Pilates trabalha a consciência corporal e a respiração sincronizada com os movimentos, contribuindo para o bem-estar geral. A respiração controlada ajuda a manejar a ansiedade e o estresse. E a prática promove presença e o relaxamento, podendo acarretar em melhora do sono.

É necessário se desconectar do mundo exterior para conseguir fazer a aula, isso contribui para o relaxamento, especialmente em uma fase que pode trazer um pouco de ansiedade, preocupação e até mesmo estresse.

8 – Melhora do edema 

A prática regular de atividade física durante a gestação estimula a circulação sanguínea, o que reduz o inchaço, um sintoma frequente nas mulheres grávidas. No caso do pilates, especificamente, os movimentos ritmados e suaves estimulam o retorno venoso e ajudam a drenar os líquidos acumulados. 

Para cada etapa da gravidez pode ser recomendado tipos diferentes de exercícios, por isso, é importante ter a orientação de um profissional habilitado, assim como sempre informar aos professores que se está grávida e de quantas semanas. 

Por fim, para conseguir usufruir de todos esses benefícios, é importante que se mantenha uma frequência de 2 a 3 aulas na semana, pelo menos, e por um período mínimo de 12-16 semanas.

Benefícios do Pilates para o pós-parto

Após o parto, o Pilates continua sendo um grande aliado das mulheres na recuperação. Os principais benefícios são a recuperação da força muscular e o fortalecimento da região da pelve, que é a mais afetada durante a gestação. Inclusive o Pilates é bastante indicado também para as mulheres 45+.

O Pilates na gravidez é seguro?

O Pilates é seguro para a maioria das mulheres durante toda a gestação, por se tratar de uma atividade de baixo impacto, o que reduz o risco de lesões, desde que liberado pelo médico obstetra. Especialmente quando há um acompanhamento das aulas por um profissional habilitado, como fisioterapeutas.

Sempre informe que você é gestante antes da prática, assim o profissional estará apto a conduzir a aula de forma mais adequada e segura para você e para o bebê.

Alguns cuidados podem ser considerados, como evitar exercícios que possam afetar o equilíbrio ou com risco de queda. 

Por isso, é importante que a gestante tenha um acompanhamento de uma fisioterapeuta habilitada. Assim, a professora será capaz de adaptar a aula para as suas necessidades individuais e para garantir total segurança para você e para o bebê.

No entanto, algumas condições na gravidez podem sugerir a interrupção das atividades físicas, como sangramentos e perda de líquido amniótico. Por isso, antes de começar qualquer atividade, converse com seu médico obstetra sobre se manter ativa ou entenda se há alguma necessidade de repouso.

Como são as aulas de Pilates em cada trimestre da gravidez?

O Pilates é um método altamente adaptável às necessidades de cada paciente, respeitando as limitações e mudanças fisiológicas de cada fase.

No primeiro trimestre, o momento mais delicado da gestação, são indicados exercícios mais leves e cautelosos. O foco costuma ser a consciência corporal e começar a se acostumar com exercícios de força e a respiração sincronizada.

O segundo trimestre costuma ter menos desconfortos para a mulher, e é possível trabalhar mais exercícios de  fortalecimento muscular com uma intensidade moderada.

Já no terceiro trimestre, são recomendados exercícios mais suaves, com o foco maior em alívio de dores, estímulos e relaxamento do assoalho pélvico, que facilitam o expulsivo.

Espero que o material tenha contribuído para sanar as suas dúvidas e te incentive a iniciar uma rotina de exercícios físicos.

Agende agora mesmo a sua aula de Pilates experimental na Clínica Yãna e se surpreenda com o método!

Categorias

Agende seu horário

whats